Inaugurado em 31 de dezembro de 1988, pelo maranhense Antonio Marques e pela capixaba Leyla Tavares, o restaurante CHALÉ CANOA começou num ambiente de instalações rústicas, à beira da Lagoa de Piratininga, à cerca de 13 quilômetros do centro de Niterói e 26 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro com a proposta bem definida de ter o melhor peixe na brasa e moqueca capixaba.
Já no primeiro mês de funcionamento o restaurante foi surpreendido por um intenso movimento. Aqueles que ali passavam, indo ou vindo da Praia de Piratininga, paravam para desfrutar do ambiente acolhedor, apreciar a maravilhosa vista da Lagoa e saborear os deliciosos pratos preparados pessoalmente pelo proprietário.
Comandado por Antonio, um apaixonado pela gastronomia marinha, e por Leyla que divide com ele administração do restaurante, e também apreciadora do mar, a casa ao longo dos anos foi conquistando apreciadores da boa mesa e firmou-se definitivamente como referência na especialidade em frutos do mar.
A proposta de oferecer iguarias do mar com esmero e bom gosto, peixes e frutos do mar rigorosamente frescos e saborosos foram o diferencial do restaurante desde a sua inauguração. Em 1990, viu-se a necessidade de ampliá-lo, que até então era composto por oito mesas. Dobrou-se o tamanho para atender a demanda. Mas mesmo assim não foi o suficiente. O ambiente rústico onde atendia paladares exigentes necessitava de crescer um pouco mais.
E assim foi realizada mais uma ampliação, depois outra e outra, sempre objetivando atender a demanda sem se afastar da proposta em oferecer iguarias do mar com qualidade e sabor o que notabilizou o Chalé Canoa.
O resultado desse intenso trabalho ocasionou, em 2006 e 2012, ao restaurante a colocação, pelo jornal O Globo na coluna “Água na Boca”, uns dos melhores restaurantes de frutos do mar da Região.
Hoje, com anos de existência, o Restaurante é um ponto de referência para os niteroienses, turistas, homens de negócios, e, dos muitos cariocas que atravessam a Baía para apreciar suas deliciosas moquecas, camarões, lagostas e o seu tradicional peixe na brasa. Ocupando uma posição privilegiada na gastronomia Niteroiense.
|
|